Conflito é capítulo da guerra desde 1948, diz embaixador palestino


Por Redação

11/10/2023  às  16:27:44 | | views 8237


© Arquivo pessoal

Ibrahim Alzeben pediu o fim imediato dos bombardeios à Faixa de Gaza e destacou que o conflito é uma questão histórica e de difícil solução, criticando algumas ações dos Estados Unidos em favorecimento à Israel


ouvir:

 

O embaixador da Palestina no Brasil Ibrahim Alzeben conversou nesta quarta-feira (11) sobre o conflito iniciado no último sábado (7). Da Cisjordânia, o diplomata palestino afirmou que o atual episódio é apenas mais um capítulo da guerra que Israel começou contra a Palestina em 1948.

 

Ele ainda pediu o fim imediato dos bombardeios à Faixa de Gaza e responsabilizou as potências ocidentais por permitirem que Israel não desrespeitasse os limites territoriais da Palestina definidos pelas Nações Unidas.

 

“O que esta acontecendo agora é a continuidade - um capítulo mais - da guerra que fez Israel contra o povo palestino. É a continuidade da guerra que começou em Israel desde sua criação, até o momento, negando o direito do povo palestino à existência”, destacou. Ibrahim Alzeben qualificou o conflito como chacina e apelou para que as potências Ocidentais detenham os bombardeiros de Israel. Sobre a posição do governo brasileiro, o diplomata destacou que, apesar de respeitar o posicionamento do Brasil, não concorda com os termos dos comunicados oficiais.

 

Para Alzeben, o Brasil tem importante papel a desempenhar como mediador do conflito. “Brasil é amigo de ambas as partes, tem o respeito de ambas as partes e tem respeito em nível internacional e pode fazê-lo. Agora, se tem sucesso ou não, isso depende das circunstâncias internacionais”, respondeu.

 

Questionado sobre o fato do Hamas não aceitar o Estado de Israel, o representante da Autoridade Palestina, que controla a Cisjordânia, disse que o grupo de Gaza é consequência das violações dos direitos dos palestinos. “Não existia o Hamas (até 1987). Quem é responsável por isso são os sucessivos governos de Israel que levaram a criação de várias organizações, inclusive, e de criar essas situações beligerantes”, concluiu.

 

Confira a seguir a entrevista completa com o embaixador da Palestina no Brasil Ibrahim Alzeben, que falou sobre o que deveria ser feito para suspender as hostilidades iniciadas no último final de semana. (Com Agência Brasil)

 

SEGNEWS: Com o senhor analisa essa situação vivenciada por Israel, com diversas mortes e ações criminosas que estão abalando o mundo?
Ibrahim Alzeben: O que está acontecendo é a continuidade da guerra que começou em Israel desde sua criação, até o momento, negando o direito do povo palestino à existência. Além da terra arrasada, seguem desumanizando os palestinos. Não sei se o embaixador de Israel nos considera desumanos, que não somos humanos. Realmente, não adianta, a essa altura, começar a fazer qualificações e cair nessa armadilha de fugir da realidade que esse é um capítulo daquela guerra que começou em 1948. O que está acontecendo é uma chacina e que tem que parar. Se continuar vão ser mais vítimas, mais sofrimento e vamos ficar mais distantes de uma solução. Erramos ou não, somos vizinhos e, como vizinhos, temos que nos respeitar, do mesmo jeito que os vizinhos na América Latina se respeitam. Pode ser que não compartam algumas coisas, mas se respeitam. As fronteiras são respeitadas, as relações diplomáticas e há cooperação. Isso é o que devemos procurar a essa altura. Não adianta está procurando qualificativos e adjetivos.

 

SEGNEWS: Quais alternativas o senhor considera que poderiam ser feitas para para com a guerra, uma vez que os ânimos e a violência tende a aumentar de ambos os lados?
Alzeben: Deve haver um esforço coletivo e não somente deixar nas mãos dos Estados Unidos que demonstrou ser um aliado incondicional da agressividade de Israel, mandando porta-aviões e munições e mais armas de destruição. Deve ser um esforço coletivo da comunidade internacional, obviamente com uma presença notória do Brasil. Os Estados Unidos participariam como parte e não como único mediador. Tem que parar essa chacina, tem que parar esse fogo cruzado, esse bombardeiro contínuo e indiscriminado na Faixa de Gaza.

 

SEGNEWS: A consolidação de um Estado palestino economicamente viável, como destacado por diversos analisas seria algo viável, uma vez que mesmos passados 75 anos da criação do Estado de Israel isso não aconteceu?
Alzeben: Esse episódio é a continuidade de uma guerra que Israel empreendeu contra nós. Israel está impedindo a criação do Estado Palestino com apoio lamentável dos Estados Unidos, que é uma superpotência que, no lugar de cuidar do direito internacional e da paz mundial, está ajudando um agressor, um país que nega o cumprimento do direito internacional. Desde 1947, inclusive quando (o brasileiro) Oswaldo Aranha era presidente da Assembleia Geral (da ONU), se pretendia criar dois estados. Por que não foi criado outro estado e só foi criado um: que é Israel? Simplesmente porque Israel, com apoio de algumas potências ocidentais, estava impedindo isso. Agora, simplesmente Estados Unidos e Israel com mais alguns países.

 

SEGNEWS: O senhor destacaria então alguém, algum órgão ou entidade como responsável por esta guerra?
Alzeben: O responsável desde episódio, de todas as guerras ao longo desses anos é, em grande parte, a comunidade internacional, que não fez respeitar sua determinação. Simplesmente, com cada agressão, não obrigava Israel a cumprir com o direito internacional e Israel se sentiu livre de seguir cometendo crimes e mais crimes e massacres. A comunidade internacional que me refiro é o Ocidente e não os países que eram colonizados. O Ocidente que é responsável. Ele que deixou as mãos abertas de Israel de seguir fazendo o que está fazendo e levar ao povo palestino a um estado de desespero.

 

SEGNEWS: O governo de Israel e atores que defendem que Israel estaria em seu direito de defesa alegam que, como Hamas defende a extinção do Estado de Israel, isso impediria um acordo para um Estado Palestino ou para o fim das hostilidades. Como o senhor responde a esse argumento?
Alzeben: O Estado de Israel foi criado em 1948. Até 1987, quando foi criado o Hamas, porque ele não cumpriu com suas obrigações internacionais? 1948, 1956, 1967, 1973, não existia o Hamas. Quem é responsável por isso são os sucessivos governos de Israel que levaram a criação de várias organizações, inclusive, e de criar essas situações beligerantes que comprometem nossas vidas diárias, que compromete a paz na região, que comprometem nossa própria existência. Desde 1948 até o momento, quem está impedindo o cumprimento do direito internacional é o próprio Israel acompanhado dos Estados Unidos e algumas potências ocidentais.

 

SEGNEWS: É possível visualizar alguma saída viável? São diversos inocentes vítimas de uma situação que parece não ter fim.
Alzeben: Intervenção imediata do Conselho de Segurança (da ONU), com apoio da comunidade internacional, daquelas potências ocidentais. Os Estados Unidos devem ordenar o fim das hostilidades no lugar de mandar armamentos. Ele deve ordenar o fim do bombardeio e vamos nos sentar com todos os atores da região e por fim a essa tragédia que está comprometendo não somente a paz na Palestina e em Israel, mas a paz na região e eu acho que é uma ameaça direta à paz mundial.

 

SEGNEWS: Como o senhor analisa a posição do Brasil na tentativa de mediar o conflito?
Alzeben: O Brasil é um país amigo, o senhor presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) é um amigo que goza de todo nosso respeito e carinho. Caso esteja se referindo ao comunicado, nós respeitamos, simplesmente respeitamos a soberania de todos os países amigos, podemos compartilhar ou não, e não compartilhamos, da última declaração não.

 

SEGNEWS: Tendo em vista que o Brasil preside atualmente o Conselho de Segurança da ONU, na visão do senhor o que poderia ser feito para ajudar a mediar esse conflito?
Alzeben: O Brasil é amigo de ambas as partes, tem o respeito de ambas as partes e tem respeito em nível internacional e pode fazer algo para tentar a paz. Agora, se tem sucesso ou não, isso depende das circunstâncias internacionais.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.