Zurich lança terceira edição do Relatório de Sustentabilidade e destaca compromisso com responsabilidade social e ambiental


Por Redação

04/08/2023  às  08:15:31 | | views 7895


@Conteúdo Comunicação Zurich
Nathalia Abreu, Gerente executiva de Sustentabilidade da Seguradora Zurich

Companhia divulga documento em que ressalta compromissos, metas e sua política de governança e sustentabilidade


"A sustentabilidade é uma jornada e nós estamos comprometidos em segui-la. Antecipando uma das exigências determinada pela circular 666, da Susep, o documento destaca os esforços contínuos da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental, bem como seu compromisso de contribuir com um impacto positivo em toda a cadeira de valor", destaca Nathalia Abreu, gerente executiva de Sustentabilidade da Seguradora Zurich.

 

Planeta 

Do ponto de vista do pilar "Planeta", o Relatório de Sustentabilidade da Zurich demonstra o engajamento da empresa em contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A companhia pretende reduzir as emissões gases de efeito estufa para atingir a emissão líquida zero nas operações até 2030.

 

A empresa vem implementando muitas iniciativas em todas as partes do negócio para trazer mudanças perceptíveis e relevantes do ponto de vista ambiental, como a certificação Selo Verde, que conta já conta com mais de 200 oficinas mecânicas certificadas (160 até 2022) e que tem como meta ter 50% da rede de oficinas certificadas até o final de 2023. Com isso, a companhia já contabilizou mais de 70 toneladas de resíduos descartados corretamente pelas oficinas.

 

Com o Zurich Recicla, a companhia que lidera a proteção de celulares no Brasil possui mais de 300 urnas (242 urnas até 2022) distribuídas nas assistências para o descarte ecológico de resíduos eletrônicos. A iniciativa também conta com a coleta e correta destinação de móveis, colchões e carros, dentro das diversas linhas de seguro em que a companhia atua. Desde o seu surgimento, em 2021, já foram mais de 94 toneladas de resíduos corretamente destinados.

 

A seguradora mantém também, desde 2020, o projeto Zurich Forest, em colaboração com o Instituto Terra, organização sem fins lucrativos que trabalha para a recuperação de parte da Mata Atlântica. Com um plano de plantio de mais um milhão de mudas em oito anos, em três áreas diferentes da região que cobrirão um total de 700 hectares, o projeto visa uma floresta restaurada e biodiversa, com a recuperação do bioma e o incentivo à educação e empregabilidade na região.

 

Outra iniciativa importante é o Projeto Origens - Amazônia, que conecta a natureza à cidade por meio da comercialização de produtos desenvolvidos por povos tradicionais, com garantia de origem, transparência e rastreabilidade da cadeia produtiva. A iniciativa contribui para o aumento da renda e da qualidade de vida de comunidades locais, bem como para o combate ao desmatamento. O projeto como um todo está beneficiando diretamente 3 mil pessoas e indiretamente 15 mil pessoas.

 

A companhia também montou um fundo de catástrofes para auxiliar comunidades em situações de calamidade pública no Brasil, provenientes de ocorrências como enchentes, alagamentos e outras situações adversas que estão sendo cada vez mais frequentes e mais severas devido às mudanças climáticas. Em dezembro de 2022 foi aprovado um valor de R? 2,4 milhões para ser usado até setembro de 2023. Comunidades afetadas pelas chuvas na Bahia, Minas Gerais e no litoral de São Paulo já foram auxiliadas por doações do fundo, assim como os Yanomamis.

 

Clientes 

A Zurich quer apoiar a transição de seus clientes para uma economia de baixo carbono. A companhia segue comprometida em entender as necessidades de cada cliente e, para melhor atendê-lo, busca aumentar a gama de produtos e serviços que trazem o impacto positivo no planeta como um diferencial único.

 

Além do Zurich Recicla e da Certificação Selo Verde, que têm impacto em segmento da cadeia de seguros às quais os clientes têm acesso, a companhia vem desenvolvendo seus produtos com um olhar atento para a sustentabilidade.

 

No seguro residencial, por exemplo, a companhia disponibiliza a remoção e descarte ecológico de entulho e restos de obras no local de riscos segurado. A companhia faz descarte ecológico de móveis e/ou eletrodomésticos; consultoria ambiental para tarefas de rotina; e consultoria ambiental para realização de projetos sustentáveis e inteligentes, capazes de colaborar com o meio ambiente e gerar economia.

 

No segmento para empresas, a Zurich também conta com serviços de engenharia de riscos que visam preparar os clientes para o impacto das mudanças climáticas e ajudá-los a tomar ações que os tornem mais resilientes a curto, médio e longo prazo. No Brasil, a empresa atua principalmente em avaliações de alagamento e vendaval, além de dispor de recursos que simulam os impactos das mudanças climáticas, considerando as expectativas do aumento ou controle do aquecimento global para os próximos 20 ou 30 anos.

 

Pessoas 

Quando o assunto é pessoas, o compromisso da Zurich está relacionado à maneira de cuidar dos colaboradores, às interações com os clientes e os investimentos para as populações mais vulneráveis da sociedade em colaboração com a Z Zurich Foundation (ZZF).

 

Com os colaboradores a companhia promove ações que contribuem para a empregabilidade ao longo da vida dos profissionais. A companhia tem, entre seus colaboradores, 24% de pessoas negras e 15% em postos de liderança. Outro destaque, em termos de diversidade, é que 59% dos colaboradores são mulheres e 45% ocupam postos de liderança.

 

No local do trabalho, a Zurich promoveu uma reforma completa em sua sede, em São Paulo, para receber os funcionários em modelo híbrido após dois anos em regime de trabalho 100% remoto. Com instalações que estimulam o compartilhamento de ideias, o objetivo foi promover condições de trabalho que considerassem a necessidade de as pessoas ficarem mais tempo com suas famílias, mas também a importância do contato presencial em um ambiente que estimulasse a criatividade e a colaboração dos times. As instalações são certificadas pela Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), voltada a construções sustentáveis.

 

Em parceria com a Z Zurich Foundation, a Zurich mantém um programa de Responsabilidade Social Corporativa que, em 2022, atingiu a marca de R? 48 milhões doados para instituições sociais, promovendo qualidade de vida e bem-estar a milhares de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.

 

O Relatório de Sustentabilidade da seguradora Zurich está disponível aqui.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.