Maioria das empresas paga mais impostos do que deveria, alerta especialista


Por Redação

08/03/2023  às  10:29:04 | | views 7884


@Pexels

Mudanças frequentes nas leis tributárias dificultam o acompanhamento, gerando interpretações deficientes e prejuízos para as  companhias


Com uma média de 37 modificações diárias na legislação tributária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as empresas podem estar pagando tributos a mais do que deveriam. Em muitos casos, dependendo do tamanho das corporações, o valor a mais pode chegar a alguns milhões de reais. Em tempos de lucros escassos, esses gastos indevidos podem, até mesmo, atrapalhar a sobrevivência de um grande negócio.

 

No ano passado, as empresas e organizações resgataram R$ 216,3 bilhões em compensações tributárias - um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo a Receita Federal. "Esse montante poderia ser ainda maior", revela Tiago Godinho, especialista em legislação tributária e diretor comercial do Grupo AG Capital.

 

Segundo ele, a complexidade e as constantes mudanças induzem as empresas ao erro. "Vivemos um verdadeiro manicômio tributário, com modificações constantes e uma legislação que dá margem a múltiplas interpretações. Por conta disso, é muito difícil para as empresas recolherem 100% dos impostos, conforme pede a legislação."

 

Um dos problemas apontados pelo especialista é que as equipes de Recursos Humanos não conseguem acompanhar o ritmo das constantes mudanças no regime tributário. "Sem o auxílio de ferramentas tecnológicas de cruzamento de dados, a administração tributária na folha de pagamento torna-se uma tarefa muito difícil para o setor", comenta.

 

Novas soluções

Com o desenvolvimento de novas tecnologias -- como Big Data, Blockchain, Inteligência Artificial e Machine Learning -- novas soluções surgiram com força no mercado de monitoramento tributário para encontrar possíveis divergências no recolhimento.

 

Em 12 anos de atuação no mercado, o Grupo AG Capital já realizou mais de R$ 5 bilhões em compensações tributárias, auxiliando mais de 5 mil empresas de vários setores -- como varejo, alimentício, energia, combustíveis, construção civil, imobiliário, financeiro, seguros, entre outros -- e avaliando dados dos últimos cinco anos, período em que é possível resgatar valores pagos a mais.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.