Segmento movimentou R$ 3,8 bilhões em 2024 e acompanha o aumento de 29% nas vendas de eletrônicos e eletrodomésticos no país
As vendas de eletroeletrônicos no Brasil impulsionaram a procura por seguros de Garantia Estendida em 2024. Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o segmento atingiu R$ 3,8 bilhões em prêmios no ano passado, um crescimento de 10,9% em relação a 2023. A alta acompanha o desempenho positivo da indústria, que registrou aumento de 29% nas vendas de produtos como TVs, geladeiras e ar-condicionados para o varejo, somando 117,7 milhões de unidades, conforme levantamento da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
Em sintonia com essa tendência, a seguradora Assurant registrou um crescimento de 17% na contratação de seguros de Garantia Estendida em 2024. O produto é comercializado em parceria com redes de varejo físico, e-commerces, marketplaces e fabricantes de eletrônicos e eletrodomésticos.
“Esse seguro funciona como uma extensão da garantia original de fábrica, com cobertura nacional. Ele contempla substituição e reparo de peças, mão de obra, deslocamento e atendimento domiciliar para itens de grande porte. Caso o conserto não seja possível, o cliente pode receber um novo produto”, explica Daniel Brandão, diretor comercial da Assurant no Brasil.
O seguro pode ser contratado no momento da compra de aparelhos como smartphones, TVs, fogões e máquinas de lavar, por períodos de 12, 24 ou 36 meses. Além das coberturas padrão, a Assurant também oferece proteções adicionais, como danos elétricos, quebra acidental e oxidação, inclusive durante o período de garantia do fabricante.
“É imprevisível a quantidade de defeitos que podem surgir. O custo de um reparo pode ser elevado, e a Garantia Estendida oferece uma solução que evita despesas inesperadas ao consumidor”, reforça Brandão.