Escalabilidade dos data centers na expansão da economia digital


Por Redação

04/05/2021  às  10:03:51 | Atualizado em 04/05/2021 - 10:11:07 | views 7873


@ freepik/Adobe Stock

Qual a importância da escalabilidade na hora de atualizar a infraestrutura do seu data center?


Na quarta-feira (12) acontece o DCB Brasil – Building at Scale - que trará uma série de discussões sobre a inportância do data center no mercado corporatido. Um dos objetivos será o de investigar como a nuvem e os data centers podem suportar, de forma elástica, o avanço dos negócios digitais. O tema também vai estar presente na mesa redonda Qual a importância da escalabilidade na hora de atualizar a infraestrutura do seu data center?. Foram convidados para debater o assunto, Anderson Quirino, diretor de vendas da Vertiv Latin America, Sérgio Abela, diretor de operações de Data Centers da Ascenty, Peter Flores Catta Preta, Senior Director Design & Construction da Equinix e Tiago Tognozzi, Data Center Manager da Nabiax.

 

“Nossa meta é mostrar, neste painel, as estratégias e as soluções que alguns dos maiores data centers de Colocation do Brasil e do mundo estão adotando para oferecer serviços digitais escaláveis a seus clientes”,  conta Quirino, da Vertiv.

 

Na opinião do executivo, a adesão à nuvem (seja híbrida, pública ou privada) é uma realidade no Brasil. “A computação em nuvem é uma resposta imediata às demandas de negócios das organizações. O coração da nuvem é formado por data centers, especialmente na modalidade de Colocation”.

 

Quirino destaca, também, a forte complementaridade entre os grandes data centers de Colocation – caso da Ascenty, da Equinix e da Nabiax – e o crescente número de data centers modulares sendo implementados no Edge Conmputing. Isso inclui ISPs (Internet Services Providers) que partem de módulos básicos de data centers na borda da rede para grandes implementações digitais, além de indústrias, universidades e gigantes do varejo que buscam, no data center modular implementado no modelo de Edge Computing, reduzir ao máximo a latência de seus sistemas.

 

Para o especialista, o Brasil está vivendo uma revolução digital em que é cada vez mais presente, nas decisões das empresas sobre sua infraestrutura crítica, o uso dos serviços de Colocation. “A antiga divisão entre data centers on-premise e data centers de Colocation está sendo derrubada, dando lugar a um ambiente fluido, seguro e totalmente gerenciável em que os recursos digitais ora estão on-premise, ora estão na nuvem”.

 

Um dos aspectos a ser explorado nessa mesa redonda será como somar escalabilidade e controle de custos para garantir os preços mais competitivos em serviços de Colocation. “Esse ponto tem levado os gestores dos grandes data centers de Colocation a estudarem as mais avançadas técnicas e disciplinas de otimização de consumo energético”, diz Quirino ao afirmar que “esse mind set contribui para a expansão dos negócios digitais do nosso país, algo essencial para o crescimento da nossa economia nessa década”.

 

A mesa redonda tera início às 10 horas. Para participar basta se inscrever no link (https://www.datacenterdynamics.com/br/eventos/brasil-building-at-scale/2021/inscrevase/).  As inscrições são gratuitas.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.