Fundación MAPFRE celebra 30 anos no Brasil


Por Redação

30/04/2021  às  13:44:10 | | views 7873


@inpresspni/divulgação

Iniciativas nas áreas de educação, apoio à pesquisa, promoção da saúde, segurança viária e acesso à cultura resumem os propósitos que movem a Fundación desde a sua origem, traduzindo a essência do mutualismo e da proteção


A preocupação com o social e a disseminação de conhecimento sempre foram inerentes à Fundación MAPFRE, que este ano completa 45 anos de existência e 30 anos de atuação no Brasil.

 

Com sede na Espanha e presença em 31 países, a sua trajetória, refletida em inúmeras iniciativas nas áreas de Ação Social, Cultura, Promoção da Saúde, Prevenção e Segurança Viária e Seguro e Previdência Social, resumem os propósitos que a movem e traduzem a essência do mutualismo e da proteção.

 

No Brasil, a instituição é um importante agente de transformação social que promove a qualidade de vida e colabora positivamente para as demandas sociais enfrentadas em âmbito nacional. Por meio do programa Cooperação Internacional, em colaboração com 14 organizações não-governamentais, os trabalhos realizados pela Fundación impactaram mais de 15 mil pessoas somente no último ano, fomentando a educação de milhares de crianças e adolescentes em risco de exclusão social.

 

"Trabalhamos incansavelmente para que a sociedade seja mais igualitária e humana, com o compromisso de ajudar àqueles que mais precisam. Essa tem sido uma jornada de superação e desafios, mas ao mesmo tempo repleta de conquistas e resultados positivos. Por isso, é com orgulho que comemoramos esses 30 anos de dedicação ao próximo e melhoria da qualidade de vida de pessoas", afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE no Brasil e representante da entidade no país.

 

Em 2020, as ações da Fundación voltaram-se ao enfrentamento da Covid-19. Ao todo, 35 milhões de euros foram investidos em 27 países, dos quais mais de R$ 18 milhões foram direcionados a medidas emergenciais à população brasileira como aquisição de leitos e insumos hospitalares, apoio à produção de respiradores e hospitais de campanha, além da distribuição de kits de higiene em comunidades vulneráveis.

 

"As doações mostram que, diante de situações extremas e difíceis, procuramos avançar entre o desafio e a esperança. Superaremos este cenário e o faremos com o que melhor nos define: a solidariedade", afirma Serrabona.

 

Para promover seus valores solidários e de ajuda ao próximo, a Fundación MAPFRE estreou a campanha "Construindo um Futuro Mais Humano", ressaltando a importância dos valores humanos, fundamentais para superar crises e garantir um futuro inovador e sustentável. O tom emocional, de reflexões sobre o presente e o futuro da humanidade, incluindo a relação das pessoas com a tecnologia, foi o caminho escolhido pela instituição para esta produção.

 

"Construindo um Futuro Mais Humano'' traduz o compromisso da Fundación MAPFRE com a sociedade há 45 anos. Se considerarmos a sua atuação globalmente, são milhares de pessoas beneficiadas em projetos que envolveram um leque muito amplo de instituições, públicas e privadas, nacionais e internacionais, ONGS, museus, fundações e associações, além do trabalho de 11.300 voluntários nos países onde a MAPFRE atua", afirma Fátima Lima, Diretora de Sustentabilidade e representante da Fundación MAPFRE no Brasil .

 

A campanha pode ser vista em: www.umfuturomaishumano.fundacionmapfre.org/br

 

 

Projetos de grande alcance social

Os projetos apoiados pela Fundación MAPFRE passam por um criterioso processo de avaliação e são elegíveis aqueles que primam pela inclusão, e estimulem o acesso e promovam a transformação da sociedade e da qualidade de vida e saúde de crianças, adultos e idosos, bem como de suas famílias. Tais critérios garantem, antes de tudo, a preservação dos investimentos realizados e a convergência das iniciativas da instituição.

 

No Brasil, o papel de destaque conquistado pela fundação é resultado das diversas ações em cinco áreas de atuação: Ação Social, Cultura, Promoção da Saúde, Prevenção e Segurança Viária e Seguro e Previdência Social, viabilizadas por meio de parcerias com órgãos públicos e secretarias municipais de ensino, universidades e escolas públicas e privadas, ONGs, instituições culturais, entidades sociais, entre outras.

 

Principais destaques

Cooperação Internacional

Com foco nas áreas de educação, saúde, nutrição e capacitação profissional, o programa fomenta a educação integral de milhares de crianças e adolescentes em risco de exclusão social. Os projetos sociais apoiados são desenvolvidos por 14 instituições localizadas em 13 estados das cinco regiões do Brasil.

 

Programa Voluntários

O programa estimula a participação dos colaboradores da MAPFRE em ações solidárias, beneficiando diretamente comunidades vulneráveis e a criação de um ambiente corporativo saudável, colaborativo e de respeito mútuo.

 

Educação Viária é Vital

Focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos escolares com alunos dos ensinos fundamental e médio, o programa envolve uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária no entorno das escolas e comunidades próximas, incentivando-os a implementar ações que tornem a mobilidade mais segura, saudável e sustentável.

 

Na Pista Certa

A partir de experiências lúdicas e pedagógicas realizadas com crianças de 5 a 9 anos em um espaço cenográfico itinerante, o programa ensina regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade na circulação viária de todos que fazem parte da sociedade.

 

Objetivo Zero

Focado na redução de vítimas fatais em decorrência de sinistros, o programa dissemina esse tema entre os grupos mais vulneráveis (pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas), para incentivar a adoção de comportamentos seguros na condução e circulação no trânsito.

 

Prevenção de Afogamentos

Direcionado à prevenção de afogamentos, o programa foi criado para informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da adoção de comportamentos seguros em ambientes aquáticos como praias, piscinas, represas e cachoeiras de todo o Brasil.

 

Mulheres pelo Coração

Criada para alertar o público feminino sobre os riscos de doenças cardiovasculares, a ação destaca-se pela prestação de serviços gratuitos à população em geral, em especial as mulheres. Para isso, são promovidas atividades físicas ao ar livre, realização de exames preventivos, orientação com profissionais de saúde e a distribuição do guia "Pela Saúde do Coração".

 

Viver com Saúde

A missão do programa é incentivar a alimentação saudável e a adoção de exercícios físicos regulares entre estudantes dos ensinos infantil e fundamental, com idades entre 5 e 16 anos. As atividades são focadas na capacitação de professores e na realização de oficinas lúdicas para disseminar hábitos saudáveis entre os alunos.

 

BugaMAP

Para auxiliar na democratização do seguro no cenário brasileiro, o programa é realizado por meio de jogos e atividades educativas, contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais com conhecimento das especificidades do setor e, assim, contribui para o fortalecimento e a ampliação do mercado.

 

Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Com essa iniciativa, a Fundación MAPFRE apoia e reconhece soluções inovadoras com grande potencial de impacto social, capazes de promover mudanças positivas na sociedade. Os projetos vencedores recebem investimentos em dinheiro, mentoring e coaching para sua potencialização.

 

Cursos, jornadas e congressos

A Fundación MAPFRE também promove cursos, jornadas e eventos para discutir e disseminar temas relacionados a suas áreas de atuação e disponibiliza um acervo de publicações e estudos promovidos pelo núcleo de pesquisas econômicas da MAPRE, a MAPFRE Economics, ajudando a promover a cultura da proteção pelo seguro e o conhecimento técnico específico da área. Em 2020, por consequência da pandemia, essas ações foram promovidas de forma remota, garantindo a participação de 3.207 beneficiários.

 

Exposições Culturais

Nos últimos 30 anos, a Fundación MAPFRE promoveu cerca de 10 grandes exposições culturais no Brasil, com o desembarque das principais obras da arte mundial que puderam ser visitadas gratuitamente por milhares de pessoas, garantindo a universalização da arte. As exposições mais recentes são: a mostra sobre Nicholas Nixon, com cerca de 170 fotografias de um dos fotógrafos mais renomados no cenário internacional, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e a exposição sobre a fotógrafa chilena Paz Errázuriz, que reúne 150 fotografias produzidas da década de 1970 até os anos 2010, que será realizada em colaboração com o Instituto Moreira Salles (IMS).

 

Bolsas e Prêmios

A Fundación MAPFRE promove diversas oportunidades de bolsas e prêmios para reconhecer projetos de pessoas ou de instituições nacionais e internacionais focados na transformação da sociedade, em quatro categorias (os vencedores em cada categoria recebem prêmios em dinheiro):

 

• Prêmio para Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez: reconhece pessoas que dedicam sua vida a melhorar a de outras, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

• Prêmio à Melhor Entidade por sua Trajetória Social: premia o trabalho de instituições ou organizações que, ao longo de sua trajetória, realizaram ações relevantes e eficazes em âmbitos social, cultural, da segurança, da prevenção de lesões não-intencionadas , da saúde ou da promoção de hábitos saudáveis.

• Prêmio de Melhor Projeto ou Iniciativa por seu Impacto Social: recompensa projetos que fazem a diferença e melhoram substancialmente a vida de muitas pessoas em termos sociais, culturais, de segurança e de prevenção de lesões não-intencionadas, bem como no âmbito da saúde e da promoção de hábitos saudáveis.

• Prêmio à Melhor Iniciativa no Setor Agropecuário: reconhece iniciativas de caráter agrícola e pecuário que se destacaram por serem inovadoras e transformadoras nos sistemas de produção, transformação e comercialização de seus produtos.

• Prêmio Internacional de Seguros Julio Castelo Matrán: premia trabalhos científicos relacionados aos setores de seguros e/ou previdência social que contribuam para ampliar a atividade seguradora na sociedade, promovendo a estabilidade econômica e a solidariedade.

• Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi: Esse programa internacional tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento e o desenvolvimento de projetos de pesquisa capazes de gerar avanços e melhorias para a sociedade nas áreas de Promoção da Saúde e Seguro e Previdência Social. Os projetos escolhidos em cada categoria recebem auxílio em dinheiro.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.