Feira de segurança do trabalho destaca potencial para crescer


Por Redação

10/09/2018  às  11:58:52 | | views 7873



Evento acontece de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo, e deve apresentar os avanços e as novas tecnologias para o setor


Depois de três anos consecutivos de quedas, o faturamento da indústria de equipamentos de proteção se estabilizou em 2017 no Brasil e deve ter um crescimento de 3% este ano pelas projeções da Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção no Trabalho). Um segmento que movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano segundo levantamento da entidade.

 

Contemplada por normas e legislações específicas, a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) ainda tem muito que avançar no país. São mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, gerando gastos que chegam a algumas dezenas de bilhões de reais. Um estudo feito pelo Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho, indica que entre 2012 e 2016 esses acidentes causaram 13,3 mil mortes.

 

Diante deste quadro, a Cipa Fiera Milano promove entre os dias 3 e 5 de outubro deste ano a 22ª edição da FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção. O evento tem a realização da Abraseg (Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho), da Animaseg e do Sindiseg (Sindicato da Indústria de Material de Segurança). O evento acontece simultâneamente à 13ª Fire Show – International Fire Fair. Juntas as feiras devem atrair um público de mais de 50 mil visitantes e 700 empresas expositoras.

 

Segundo Rimantas Sipas, diretor da Fiera Cipa Milano, o objetivo é promover a qualificação e a capacitação profissional através de palestras e cursos ministrados por especialistas de diversas áreas durante o Show de Qualificação Profissional em SST (Saúde e Segurança no Trabalho), que visa à disseminação da cultura de prevenção aos acidentes com abordagens atuais de maior interesse e amplitude profissional através de cursos e seminários. Também é realizado o Techshow com palestras gratuitas ministradas pelos expositores, que promovem a troca de informações e tecnologias.

 

Qualificação profissional

Durante a FISP serão realizados sete cursos de qualificação profissional SST e o seminário técnico eSocial Aspectos Legais, Planejamento e Estruturação das Informações em SST. Essas atividades têm o papel de difundir novas regulamentações, legislação, resultados de estudos e tecnologias desenvolvidas na área nos últimos anos, levando informações atualizadas aos técnicos que atuam no mercado. Os eventos são voltados aos profissionais do setor de saúde e segurança do trabalho, como bombeiros, gerentes, engenheiros, médicos do trabalho, inspetores de riscos, RH, cipeiros, empresários, compradores e técnicos.

 

Assim, os profissionais da área poderão participar dos cursos de Elaboração e articulação de documentos trabalhistas e previdenciários para atender o esocial: PPRA, PCMSO, ASO, laudo insalubridade/ periculosidade, LTCAT E PPP; Prova pericial: perícias de insalubridade e periculosidade – aspectos técnicos e jurídicos; NR 35 – trabalho em altura e recentes alterações, entre outros. Já o Seminário Técnico trará ao debate temas como “Os Efeitos da Nova Legislação nas Empresas Brasileiras”; “Estrutura Necessária para Implementar o eSocial”; “A Importância da Gestão dos Processos de Segurança e Saúde no Trabalho para atendimento ao e-Social (SESI Viva+)”; “Ergonomia em tempos de Reforma Trabalhista e eSocial”; e “Organização Documental de SST para atender o eSocial”.

 

De acordo com a empresa organizadora do evento, a FISP é o segundo maior evento mundial voltado para o setor de saúde e segurança no trabalho ficando atrás apenas da A+A, feira alemã do setor.

 

Raul Casanova, diretor executivo da Animaseg, lembra que o setor de SST tem grande potencial de crescimento no Brasil. “Estimamos que hoje tenhamos 45% de trabalhadores na economia informal, 15% trabalhadores estatutários e funcionários públicos e 40% de trabalhadores na economia formal. Assim, nossa estimativa é de que existem pelo menos 50% dos trabalhadores ainda não atendidos e, portanto, apesar de que a curto prazo somos impactados pela economia do país, há ainda um enorme espaço para crescer.”

 

Serviço:

22ª edição da FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção

Data: 3 a 5 de outubro
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP
Mais informações: www.fispvirtual.com.br



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.