Novo módulo permite que câmeras de segurança capturem áudio


Por Redação

23/04/2018  às  15:32:51 | Atualizado em 23/04/2018 - 16:05:23 | views 7873


Foto:divulgação/Tropico Comunicações

O módulo AXIS T61 pode ser usado para registrar agressões verbais em praças de pedágio, acompanhar ao vivo o atendimento de funcionários numa loja, ou até para direcionar a câmera em caso de tiroteio.


As câmeras de segurança que apenas capturam imagens podem agora transmitir o som do ambiente em tempo real e gravar os diálogos para fins de investigação. Essa é a novidade da Axis Communications, que acaba de lançar o módulo AXIS T61. O novo sistema agrega áudio a câmeras desprovidas dessa funcionalidade.

 

A captura de áudio apresenta uma vantagem a mais no quesito segurança. Numa rodovia, por exemplo, as câmeras instaladas em cabines de praças de pedágio podem registrar agressões verbais e respaldar a concessionária em processos judiciais. Já no setor de varejo, os gerentes podem acompanhar à distância o atendimento de seus funcionários e ajustar o discurso de vendas. Nas ruas da cidade, uma câmera com captura de áudio pode ser integrada a um software de análise de som ambiente para detectar tiroteios, gritos e vidros quebrados, direcionando a câmera PTZ de forma automática.

 

Outras possíveis demandas incluem a captura de diálogos entre funcionários e clientes em casas de câmbio e o registro de interações em áreas de circulação em hospitais, clínicas e instituições psiquiátricas.

 

Além de agregar áudio, o novo módulo acrescenta portas I/O para acionar a câmera via contato seco. Na prática, isso permite conectar sensores externos a portas de entrada para gerar alarmes ou ações – por exemplo, acionando a câmera de uma sala somente quando a porta da sala for aberta, ou gerando um alarme caso a conexão seja cortada. Também é possível conectar dispositivos externos, como relês, às portas de saída para ativar luzes, travar ou destravar portas, por exemplo.

 

Com o lançamento, torna-se desnecessário adquirir câmeras novas apenas pela necessidade de agregar áudio ou conectividade I/O, o que preserva o investimento realizado em câmeras desprovidas dessas funcionalidades. Dessa forma, até mesmo câmeras de custo mais acessível podem contar agora com essas funcionalidades.

 

"O novo módulo AXIS T61 gera uma economia para clientes que pretendiam atualizar suas câmeras Axis para agregarem a funcionalidade de áudio ou conectividade I/O", comenta Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis. "Para os projetos novos, o cliente pode comprar câmeras de custo mais acessível, sem áudio nem I/O, e acrescentar isso nos anos seguintes caso surja a necessidade, sem pagar a mais por hardware desnecessário ou licenças de software, e gerando no final um único fluxo de áudio e vídeo".



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.