Projeto determina gravação e publicação das reuniões do Copom


Por Redação

03/12/2020  às  1213:39 | | views 7881


Enildo Amaral/BCB

Sede do Banco Central, em Brasília: proposta visa à transparência do Comitê de Política Monetária do BC


Uma proposta do senador José Serra (PSDB-SP) determina a gravação e a publicação das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. Apresentado em novembro, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 265/2020 aguarda distribuição para as comissões temáticas do Senado.

 

De acordo com o texto, a Lei 4.595, de 1964, passa a conter artigo que diz que reuniões do Copom ou quaisquer outras reuniões da Diretoria Colegiada do Banco Central para determinar a política monetária serão gravadas, identificadas e divulgadas com a ata da reunião, cujos conteúdos transcritos vão ser publicados após cinco anos.

 

O senador afirma, na justificativa do projeto, que os comitês foram criados com o objetivo de promover transparência e, com isso, previsibilidade ao mercado financeiro sobre a data em que pode haver alteração na taxa básica de juros.

 

“Mais do que o simples entendimento de cada participante de cada reunião, suas perspectivas e compreensão da conjuntura vigente há cinco anos, poderemos observar, com a divulgação do áudio e da transcrição de cada reunião, maior nível de detalhamento dos argumentos das opiniões divergentes que devem ser escutadas e encorajadas em uma sociedade aberta”, justifica Serra. 

 

Ainda segundo o senador, o prazo para divulgação é importante para que nenhum agente econômico possa de alguma forma influenciar o entendimento de qualquer membro do comitê no período em que as decisões são tomadas. 

 

"Dessa forma, mantêm-se o equilíbrio entre a transparência e o necessário conforto para expressar uma sincera opinião sobre a conjuntura econômica e sua perspectiva de curto prazo", argumenta o autor. (Com Agência Senado)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.