Ciesp oferece mediação gratuita para empresas associadas


Por Redação

02/12/2020  às  12:35:09 | | views 7879


@freepik/divulgação

O programa 'Mediação Social' tem por objetivo auxiliar empresas a resolverem conflitos gratuitamente até 31 de janeiro de 2021


Em um cenário de crise financeira e social causada pela pandemia da Covid-19, a FIESP, o CIESP e a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, em parceria com os departamentos jurídicos das entidades, colocaram à disposição das empresas associadas o projeto Mediação Social, com o objetivo de auxiliá-las gratuitamente na resolução de conflitos derivados dos negócios com valor até cem mil reais.

 

Segundo pesquisa realizada com empresas associadas ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) em setembro de 2020, 38,5% dos empresários entrevistados disseram ter algum tipo de disputa que pode ser resolvida com mediação, sendo que dessas demandas 17,1% são com bancos, 7,6% com fornecedores, 4,4% com contratos de aluguel, 4% com prestadores de serviço e 1,8% com empresa de logística.

 

De acordo com a advogada da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, Lilian Betoni, mais de 68% dos tipos de causas abordadas pelas empresas podem ser resolvidas com mediação. "A mediação busca o consenso e não há ganhadores ou perdedores. No entanto, ela é muito mais vantajosa para ambas as partes pela sua celeridade e eficiência. Enquanto na justiça comum as ações se arrastam por anos, os procedimentos de mediação na Câmara CIESP/FIESP duram, em média, apenas 52 dias", explicou a advogada.

 

Durante a pandemia da Covid-19 houve aumento significativo na propositura de ações judiciais no país, piorando um quadro que já era grave mesmo antes da pandemia, quando o Judiciário contabilizava uma quantidade excessiva de ações. "O poder público também está começando a adotar métodos consensuais de resolução de conflitos e o projeto Mediação Social será uma forma de alavancar essa solução, pois o judiciário está com 80 milhões de processos e isso pode levar à um colapso do Judiciário", observou Kazuo Watanabe, presidente do Conselho da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP.

 

Para Adolfo Braga Neto, membro do quadro de mediadores da Câmara CIESP/FIESP, a mediação pode ser utilizada em qualquer tempo, inclusive durante os processos judiciais e arbitrais. "Em tempos de pandemia, a mediação é um medicamento que não tem contraindicação. Pode ser utilizada quantas vezes a empresa necessitar, desde que sejam cumpridos os requisitos necessários", ressaltou o mediador.

 

As empresas interessadas no projeto Mediação Social podem enviar a solicitação até o dia 31 de janeiro de 2021, por meio do preenchimento de um formulário disponível no site https://www.camaradearbitragemsp.com.br/pt/mediacao-social.html. O valor do conflito deve ser de até 100 mil reais e a matéria objeto da disputa deve ser passível de transação, com foco nas atividades empresariais. Estão excluídas do escopo do programa as demandas trabalhistas, tributárias e conflitos com as entidades CIESP, FIESP, SESI e SENAI.

 

Outras informações podem ser acessadas no site https://www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.

 

Serviço: Projeto de Mediação Social

Solicitações pelo site: https://www.camaradearbitragemsp.com.br/pt/mediacao-social.html

Prazo: até o dia 31 de janeiro de 2021

Gratuito para empresas associadas ao CIESP ou associadas aos sindicatos filiados à FIESP



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.