Aumento da longevidade está associado a políticas de prevenção


Por Redação

05/12/2018  às  16:19:51 | Atualizado em 05/12/2018 - 16:50:07 | views 7873


freepik

As mudanças nas tendências de mortalidade têm implicações importantes para as seguradoras e os fundos de pensão


A expectativa de vida vem progredindo de modo constante no mundo por mais de um século. Nos últimos anos, no entanto, há sinais de que a melhora no índice de mortalidade tenha desacelerado nos países desenvolvidos. Do ponto de vista estatístico, é difícil determinar se esta recente desaceleração é simplesmente uma mudança pontual ou algo mais permanente.O último relatório sigma do Instituto Swiss Re, "Mortality improvement: understanding the past and framing the future" (Melhoria da mortalidade: entendendo o passado e estabelecendo um enquadramento do futuro) sugere que os ganhos futuros na saúde e longevidade dependerão do sucesso das políticas de saúde pública.
 
Para os governos e para as instituições financeiras privadas expostos aos riscos de longevidade, as mudanças na tendência de mortalidade subjacente são cruciais, uma vez que este risco não pode ser diversificado ou coberto perfeitamente.
 
Desde 1990, os índices de mortalidade – número de mortes em uma população - padrão ao longo de um determinado período de tempo – vêm sendo reduzidos relativamente rápidos nos países desenvolvidos em cerca de 1% a 2% ao ano. Isso reflete as melhores condições de vida, os avanços na medicina e as inovações na tecnologia de saúde.No entanto, desde meados de 2011, os índices de mortalidade padronizados por idade nos EUA, no Reino Unido e na Alemanha, por exemplo, embora ainda em declínio, encontram-se em redução em um ritmo inferior comparativamente a décadas anteriores.
 
A experiência recente de mortalidade nos EUA foi impactada por mortes adicionais causadas por overdoses de opioides. Do ponto de vista estatístico, é difícil concluir se a redução representa uma mudança estrutural ou se simplesmente reflete uma volatilidade anual comum nos índices de mortalidade. Quanto mais tempo persistir, maior é a probabilidade de a tendência subjacente ter mudado.
 
Por enquanto, é muito cedo para dizer. Impulsionadores da desaceleração da melhoria dos índices de mortalidade
 
As estatísticas de causa de morte indicam que parte da desaceleração na melhoria dos índices de mortalidade deve refletir a falta de novos avanços no tratamento de doenças graves, como doenças cardiovasculares. As tendências de agravamento em doenças relacionadas com a circulação têm sido uma influência-chave na desaceleração.
 
Na medida em que essas tendências podem ser relacionadas com fatores comportamentais, não tanto o consumo de tabaco e álcool, mas antes as escolhas de estilo de vida, como alimentação e exercício físico, são as explicações mais óbvias.Importância de metas no direcionamento da mortalidade "As diferenças na mortalidade entre os subgrupos saudáveis e a população geral fornecem uma perspectiva por meio da qual se pode quantificar ganhos potenciais, embora ainda não explorados, em termos de mortalidade", afirma Daniel Ryan, chefe da Pesquisa de Risco de Seguro no Instituto Swiss Re.
 
Ao definir tal subgrupo (isto é, uma população-alvo), talvez em termos de alimentação ou pressão sanguínea, as políticas podem ser direcionadas no sentido de eliminar a lacuna na experiência de mortalidade entre a população geral e aquela do grupo-alvo. Pesquisas em um banco de dados anônimo de pacientes no Reino Unido indica que se a mortalidade atual entre um grupo-alvo saudável, sem diagnóstico de 30 doenças graves, fosse alvejada na população mais ampla (e tal ocorresse ao longo de vinte anos), a melhoria do índice de mortalidade voltaria aos valores observados nas últimas quatro décadas.Algumas características saudáveis podem ser mais fáceis de replicar do que outras; alguns traços comportamentais e condições médicas podem ser simplesmente difíceis de tratar.
 
Se eliminarmos a lacuna de mortalidade para a maioria dessas condições, ainda seria possível constatar uma melhoria nos índices de mortalidade a partir das taxas recentes, mas as diferenças referentes ao grupo-alvo teriam de ser reduzidas mais rapidamente.
 
Como a tecnologia pode auxiliar a longevidade
 
O estudo sigma também enfatiza que o futuro dos cuidados de saúde tem de focar na identificação de sinais e sintomas precoces e na tentativa de evitar a progressão de doenças e no fraco estado geral de saúde. As ferramentas digitais de saúde, como a telemedicina e dispositivos que podem ser usados/vestidos, podem desempenhar um papel importante na melhoria dos índices de mortalidade futuros.
 
Essas tecnologias não só melhoram o acesso à assistência, mas também incentivam os mercados de assistência médica a competir por opções mais econômicas e acessíveis. Um desafio-chave é como incentivar os consumidores a adotar, de modo sustentável, as novas tecnologias e a mudar seu comportamento não saudável.
 
Implicações para seguradoras e fundos de pensão
 
Para os governos e instituições financeiras privadas que consideram o risco de longevidade em nome dos indivíduos, as mudanças na tendência de mortalidade subjacente de base são cruciais, uma vez que este risco não pode ser facilmente diversificado."Nós podemos estar entrando em um novo período, em que não veremos melhorias na expectativa de vida. Os responsáveis pelas tomadas de decisões no setor de seguros deverão estar atentos ao modo como a incerteza irá se desenvolver nos próximos anos em termos de preço, decisões de reservas e políticas", afirma Paul Murray, diretor de precificação do Life & Health Products Centre do Swiss Re.
 
As seguradoras e os fundos de pensão precisam criar uma visão sobre o sucesso e a disponibilidade de intervenções públicas e privadas passíveis de influenciar o comportamento e evitar doenças e mortes. Este é especialmente o caso, uma vez que a desaceleração relatada na melhoria dos índices de mortalidade para a população geral ainda não foi verificada entre as pessoas nas classes socioeconômicas mais altas, que tipicamente compõem a maior parte dos segurados.
 
A precificação extremamente conservadora que cobre uma gama de resultados futuros de mortalidade tornará os produtos, como anuidades e seguro de vida, desnecessariamente caros. Ao mesmo tempo, o ajuste prematuro das hipóteses sobre as tendências de mortalidade subjacentes irá quase que inevitavelmente estender o balanço das seguradoras uma vez que os passivos sejam, em última instância, recalculados para refletir as novas realidades em termos de expectativa de vida.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.