Presos suspeitos de furtarem 15 mil testes de coronavírus em SP


Por Natalino José Boring

12/04/2020  às  14:06:54 | | views 7874


Divulgação/Polícia Civil

O líder da quadrilha é o chinês Zheng Xiao Yun, que se apresentou como presidente da Associação Xangai no Brasil


A Polícia Civil prendeu em flagrante 14 pessoas, sendo dez chineses, de idades entre 22 e 59 anos, por furto de testes de coronavírus, na tarde de sábado (11), na rua Cipriano Barata, no bairro Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Dentre os detidos está o presidente da Associação Xangai no Brasil, Zheng Xiao Yun, apontado como líder da quadrilha e que já esteve presente em reuniões de negócios com o setor público.

 

Ao receber informações de que produtos médicos estavam sendo oferecidos no mercado negro, policiais do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) começaram a investigar o caso e relacioná-lo com o furto de 15 caixas, contendo testes laboratoriais para a Covid-19, ocorrido  na noite de quarta-feira (8) do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

Para tentar prender os suspeitos, o delegado Luís Alberto Guerra, da Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista, se passou por um empresário interessado em comprar a carga. Inicialmente, a quadrilha estipulou um valor de R$ 4 milhões para vender o material. Após 10 horas de negociações, foi acertado que a compra seria realizada por R$ 3 milhões.

 

Ao chegar ao local, um galpão na zona sul de São Paulo, o chinês Zheng Xiao Yun recebeu voz de prisão juntamente com outros 9 chineses e demais integrantes da quadrilha. Yun negou que teria qualquer envolvimento com os produtos roubados e que a carga encontrada no depósito, pelos policiais, tratava-se de uma doação de empresários, que seria repassada aos hospitais brasileiros. Alguns dos suspeitos estavam armados.

 

Ao todo, 15 caixas com 14.500 kits foram localizadas, assim como um machado, uma faca, moedas chinesas, dólares e reais. Cinco armas de fogo, sendo uma carabina calibre 40, uma espingarda calibre 12 e três pistolas calibre 380 também foram encontradas. Além disso, havia também 435 caixas de máscaras descartáveis contendo 2.175,000 unidades. Todos foram apreendidos.

 

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, três pessoas são investigadas por envolvido na ocorrência. O caso foi registrado como furto, receptação qualificada e resistência na 3ª Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que instaurou inquérito policial para prosseguir com as investigações.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.