Colunista

Bráulio Lalau de Carvalho

5 dicas para uma entrevista de emprego do ponto de vista de um CEO


07/10/2018 | 00:00:00 | Visto por: 9598 leitores

Você que está procurando uma vaga ou quer mudar de emprego, está realmente preparado para isso? Pergunto, porque, às vezes, as pessoas dizem que querem muito uma oportunidade, mas na realidade não se preparam para ela. Eu costumo perceber que, muitas vezes, pessoas qualificadas para preencher as vagas existentes não estão bem preparadas para mostrarem seu potencial numa entrevista.

 

Pense comigo: em um começo de namoro, quando você quer conquistar alguém, o que faz? Manda flores, leva para jantar, se arruma para sair, não é assim? Afinal, tudo faz parte do processo de conquista.

 

E por que na hora de ir para uma entrevista de emprego não seria assim? Você quer conquistar a vaga, ter novos desafios na sua carreira e o prazer de desenvolver novos conhecimentos, vestir a camisa e crescer. Não? Então, se é isso que você quer, se prepare – de verdade.

 

Vou te falar um pouco do que aprendi e observo ser importante para qualquer profissional, de qualquer cargo, ter em mente para se preparar para uma entrevista:

 

1. Tenha claro qual é o seu propósito

Por que você quer aquela vaga, naquela empresa? Você já imaginou o que produziria naquela posição? O que tem a oferecer? Se imagina feliz e realizado trabalhando ali? Pergunte a si mesmo se os valores da empresa têm a ver com os seus, caso contrário, em poucos meses você terá dificuldade para levantar da cama e ir ao trabalho.

 

2. Saiba sobre a empresa

Estude, pesquise, entenda quem é a organização que você pretende passar boa parte dos seus próximos dias, meses ou anos. O primeiro ponto é entender qual é a vaga que você está concorrendo. Sim, tem muitas pessoas que eu entrevisto e que nem sabe ao certo o que esperamos dela naquele cargo. Não dá para continuar uma entrevista com uma pessoa tão desinteressada.

 

3. Mantenha sua posição

Não há nada mais chato que conversar com uma pessoa que concorde com tudo, ou pior, que chega para uma entrevista de emprego muito ensaiada, com frases prontas e que está, claramente, escondendo sua posição ou opinião apenas para agradar o entrevistador. Não seja rude, mal-humorado ou agressivo mas, por favor, mantenha sua postura, sua posição. Você é único e queremos perceber isso.

 

4. Diga um ponto que você é bom

Sim, eu disse um. Apenas um. Você pode ter várias qualificações, explicar seu currículo “ipsis litteris” ou seja, ao pé da letra, mas quando te perguntarem qual o seu ponto mais positivo, diga um, o melhor, o que você se orgulha de ser. Simples assim.

 

5. Saiba o que precisa melhorar

Quando um candidato diz que não sabe o que precisa melhorar em si, isso é muito preocupante. Que ser humano não tem o que melhorar? E não vem com a conversa que o que você precisa melhorar é trabalhar menos, ser menos perfeccionista ou algo neste sentido. Assuma o ponto que precisa evoluir e, melhor ainda, se aproxime de pessoas que sejam muito boas no que você precisa trabalhar. Não se afaste, pelo contrário, tenha humildade de aprender com ela, sente perto, pergunte. Isso fará a diferença.

 

Então, você está realmente pronto para dar um match com a sua nova oportunidade de trabalho? Reflita sobre esses pontos e na sua próxima entrevista se prepare, pensando o que o CEO da empresa espera de você, no seu novo cargo.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.